Até o fim de 2016, 47% da população mundial (3,5 bilhões de pessoas) estará conectada na internet, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Com o avanço das redes móveis e a queda dos preços, a previsão é que o número mantenha o crescimento. A meta da ONU é atingir 60% até 2020.
Nos países desenvolvidos, aproximadamente 80% da população utiliza a internet. Nos países em desenvolvimento o número é de 40%, enquanto nos menos desenvolvidos não passa de 15%. Os dados são da União Internacional de Telecomunicações da ONU (ITU, na sigla em inglês). A população desconectada é, em sua maioria, feminina, idosa, menos escolarizada, mais pobre e vive em áreas rurais.
"Em 2016, as pessoas não irão mais ficar online, elas estão online. A disseminação das redes 3G e 4G pelo mundo levou a internet a cada vez mais pessoas", aponta o relatório.
A disseminação de smartphones e expansão das redes estimulam os consumidores a navegar na internet, aumentando a demanda pelos serviços. No entanto, os países menos desenvolvidos ainda ficam para trás, com penetração a nível de 1998, o que, segundo o relatório, leva a crer que estas regiões estão quase 20 anos atrás dos países desenvolvidos.